Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma instituição filantrópica, com cerca de 250 associados, fundada em Abril de 1924 no Distrito de Sousas, Campinas/SP, e desde então, dedicada ao cuidado das pessoas com sofrimento mental. A partir da parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Campinas em 1990, o Cândido ampliou suas ações oferecendo serviços de base comunitária com objetivo de tratar em liberdade e promover a inclusão social dos usuários de Saúde Mental em consonância com os princípios da Reforma Psiquiátrica e do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, o Cândido Ferreira atende aproximadamente 6.000 usuários/mês e gerencia uma rede de atenção psicossocial diversificada para o cuidado de crianças, adolescentes e adultos em todo território de Campinas. São 900 trabalhadores envolvidos no atendimento dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais.

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover a Inclusão Social de pessoas com transtornos mentais.

Visão

Ser reconhecido como uma Instituição de excelência, referência no tratamento e reabilitação e na transmissão de conhecimento em Saúde Mental.

Valores

  • Respeito aos Direitos Humanos
  • Ensino em Serviço
  • Atendimento Humanizado
  • Responsabilidade Social
  • Rede de cuidado comunitária

 

Unidades Assistenciais

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por unidades de saúde que, em seu território de abrangência, oferecem assistência e acompanhamento terapêutico às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes (inclusive aquelas com necessidade decorrentes de uso abusivo de álcool, crack e outras drogas), articulando por meio de equipes multidisciplinares os diversos pontos de atenção de forma intersetorial e integrada. Ao todo, gerenciamos 9 Caps de funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, sendo 3 Caps AD (Álcool e Outras Drogas) e 6 Caps Adulto. Há ainda 2 Caps infanto-juvenil, 5 Centros de Convivência, 1 Consultório na Rua, 2 unidades de inclusão pelo trabalho e 21 Serviços Residenciais Terapêuticos.

Projetos Institucionais

Cândido Escola – É a frente da Formação do Cândido. Responsável pelas ações de Educação Permanente dos trabalhadores e pela articulação entre instituições de ensino e unidades assistenciais a fim de receber pesquisadores e estagiários/residentes em campo. Acompanha as ações de voluntariado nas unidades e recebe grupos interessados na sede para Visitas Formativas.

Residência Médica em Psiquiatria – Tem como característica a formação do jovem médico com ênfase no campo prático e teórico do SUS na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de acordo com diretrizes do Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

Coletivo da Música – Composto por profissionais e usuários de diferentes serviços da rede de Saúde Mental de Campinas, tem como objetivo incentivar e promover atividades musicais na comunidade e na rede de saúde. Dentre as atividades promovidas pelo Coletivo, destacam-se os ensaios da bateria e o tradicional bloco carnavalesco de rua que anima a comunidade de Sousas anualmente.

Coletivo do Esporte – Promove atividades esportivas nos serviços de Saúde Mental. Destaca-se o torneio anual de futebol, “InterCaps” que agrega profissionais e usuários de diferentes unidades assistenciais, inclusive de fora de Campinas.

Coletivo dos Encontros na Arte – Reúne usuários e trabalhadores da Saúde Mental e demais interessados para dar visibilidade ao acervo de artes do Cândido e ampliar ações de arte por meio de exposições, oficinas, debates e convocatórias de arte postal em espaços comunitários diversos.

Museu Vivo Cândido Ferreira Preserva, comunica e aperfeiçoa o modo de vida que aqui temos cultivado nossas memórias e patrimônios materiais e imateriais em permanente construção.

Ponto de Cultura Maluco Beleza – Realiza capacitação para os meios de comunicação, inclusão e letramento digital, enfatizando a participação e o protagonismo dos usuários da saúde mental. Destacam-se a Rádio Maluco Beleza e o Jornal Candura.