LINHA DE ACESSÓRIOS CRIADA POR DESIGNER GANHA COLARES PRODUZIDOS PELOS ARTESÃOS DO ARMAZÉM DAS OFICINAS

Roberta Sá Faustini, que possuía uma peça produzida em parceria com a oficina de papel artesanal, acaba de lançar quatro novos produtos com a produção exclusiva do Armazém das Oficinas.

Roberta Sá Faustini, que possuía uma peça produzida em parceria com a oficina de papel artesanal, acaba de lançar quatro novos produtos com a produção exclusiva do Armazém das Oficinas.

No final de setembro a primeira remessa de colares produzidos com papel reciclado pelos artesãos da oficina de papel artesanal foi entregue para a designer e arquiteta Roberta Sá Faustini. Trata-se de uma parceria que já tem quase 6 anos e vem rendendo ótimos frutos,  com produtos desenvolvidos em conjunto que ganham o mercado nacional e internacional, levando um pouco das histórias de nossos artesãos.
Os colares produzidos levaram 3 meses para ficarem prontos, levando-se em consideração os estudos iniciais, a prototipagem, os ajustes e a composição final. Todo o processo dentro da oficina gerou a participação ativa dos artesãos que buscaram atender com dedicação as exigências do processo produtivo, a fim de conseguir excelência nas peças que irão ao mercado.
Para Katia Liane, coordenadora da oficina de papel artesanal, a parceria com a designer Roberta Sá Faustini tem sido gratificante, pois a linha de produtos tem aumentado e consequentemente o número de peças produzidas a cada mês: “De um contato pontual evoluímos para uma importante parceria. Hoje temos 5 produtos em produção, sendo 2 braceletes, 1 pulseira e 2 colares que acabam de ser lançados. Os pedidos estão possibilitando uma produção constante o que é importante para o equilíbrio do caixa da oficina”, diz. Outro aspecto positivo é o rigor no controle de qualidade que as peças exigem, com um manuseio específico e uma montagem detalhada pela uniformidade que cada elemento precisa ter dentro do conjunto. Isso faz com que o grupo se sinta desafiado e responda positivamente, cumprindo com os padrões estabelecidos no projeto.

“No início, quando desenvolvi as pulseiras, não tinha tanta preocupação com o comercial, porque não sabia se elas dariam certo, se haveria mercado e se fariam sucesso. O retorno dos acessórios produzidos com papel reciclado tem sido muito legal, tanto pelo apelo sustentável, como por ser uma peça bonita. As pessoas olham e não acreditam que são produzidas com papel, acham que são de madeira e se surpreendem com a matéria-prima.”

Roberta Sá Faustini, que tem um trabalho original baseado na produção de móveis sustentáveis afirma estar muito contente com os resultados que vem encontrando na parceria com a oficina de papel artesanal: “No início, quando desenvolvi as pulseiras, não tinha tanta preocupação com o comercial, porque não sabia se elas dariam certo, se haveria mercado e se fariam sucesso. O retorno dos acessórios produzidos com papel reciclado tem sido muito legal, tanto pelo apelo sustentável, como por ser uma peça bonita. As pessoas olham e não acreditam que são produzidas com papel, acham que são de madeira e se surpreendem com a matéria-prima.”

Os colares e pulseiras são comercializados exclusivamente nas lojas Hybrida, Loja Mam e Coletivo Purpurina, em São Paulo.

As vendas estão sendo um sucesso, chegando ao mercado internacional, com vendas na loja The Rose, em Ibiza na Espanha.

Trata-se de uma verdadeira conquista de um trabalho artesanal feito com alta qualidade, associado a um design diferenciado e muita dedicação dos artesãos envolvidos.

O Armazém das Oficinas é um projeto social de geração de renda e inclusão social. Se você é designer e quer desenvolver sua produção conosco, envie-nos um e-mail para o endereço [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *